terça-feira, 4 de outubro de 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG
PÓS – GRADUAÇÃO (LATO SENSU) EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

NEAD – IFRS - Rua Eng. Alfredo Huch, 475. Campus Cidade. Rio Grande, RS. Cep. 96201-960


Cursista: Maria Alvina Iung da Silva
Tutora: Neusiane Chaves de Souza
Otacílio Costa turma 01
Disciplina: Multimídia Educativa – Ferramentas de Autoria
Relatório de Atividade – Etapa 3
CRUZADINHA: CONHECENDO MEU MUNICÍPIO
INTRODUÇÃO:
Após a leitura dos textos do conteúdo da Disciplina Multimídia Educativa – Ferramentas de Autoria e a observação dos exercícios interativos do HOT POTATOES, optei por escolher a Cruzadinha para realizar com os alunos do 3ºano das Séries Iniciais, por ser uma atividade que estimula a leitura e a atenção na escrita, sendo já bem conhecida pelos alunos que têm o hábito de realizar no caderno ou em folhas.
Segundo o texto do conteúdo da Disciplina Multimídia Educativa – Ferramentas de Autoria “Alfabetização não se limita ao tempo e ao espaço escolar, ela é uma busca contínua de descoberta, reconhecimento, interpretação e interiorização do universo da língua escrita. A criança, antes de ler de forma convencional, já consegue ler o seu mundo, ela já observa e interpreta os objetos, seres e situações de seu cotidiano.” Realmente a alfabetização da criança inicia muito antes de seu ingresso no ambiente escolar, o contato com as letras, livros, televisão, jogos, computadores etc, estimula e ajuda na suas descobertas das letras, acrescentando assim na sua alfabetização.
Refletindo sobre a alfabetização e os inúmeros caminhos que percorremos para alcançá-la com êxito em nossos alunos, constatei com as leituras desta disciplina, que o Software Educacional é um recurso técnico pedagógico que proporcionará ao aluno que está em fase de alfabetização e os alunos alfabetizados, atividades diferentes, lúdicas, criativas e educativas, proporcionado a eles prazer quando realizam. Tendo como objetivo a aprendizagem do aluno o software pode ser integrado as atividades pedagógicas, sendo mais uma ferramenta para ser utilizada por professores e alunos nas escolas.
A mudança da função do computador como meio educacional acontece juntamente com um questionamento da função da escola e do papel do professor. A verdadeira função do aparato educacional não deve ser a de ensinar mas sim a de criar condições de aprendizagem. Isto significa que o professor deve deixar de ser o repassador do conhecimento[...] e passar a ser o criador de ambientes de aprendizagem e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno. (VALENTE, 1993)

A realização da tarefa Cruzadinha no computador proporcionará curiosidade e aprendizagem nos alunos. O tema escolhido foi referente aos cinquênta anos do nosso Município, tema este que está sendo estudado pelos alunos através de um projeto elaborado pela professora atual que está me substituindo.


DESCRIÇÃO DA PRÁTICA
A atividade foi realizada com os alunos de oito e nove anos do 3º ano das séries inicias. A turma era composta de quinze alunos, a maioria alfabetizados.
Conversei com os alunos que iríamos fazer uma cruzadinha sobre o nosso Município no computador. Expliquei a eles que deveriam ler e responder as oito perguntas, iniciando por clicar no número que estava na cruzadinha, então apareceria um retângulo para colocarem a resposta. Clicariam no enter e observariam se a resposta (palavra) completaria todos os quadradinhos daquele número, se sobrassem ou faltassem quadradinhos é porque a resposta estaria incorreta.
Iniciaram as atividades fazendo várias perguntas, principalmente de ortografia sobre as respostas. Os alunos que erravam, voltavam e corrigiam suas respostas. Fizeram a cruzadinha com atenção e diversão sendo companheiros e ajudando os colegas que precisavam de ajuda na leitura e escrita.

ANÁLISE DOS RESULTADOS
A atividade com a cruzadinha foi realizada com entusiasmo, curiosidade, aprendizagem e sucesso pelos alunos.
Os pontos positivos foram vários: fácil compreensão da atividade, respostas corretas conforme os estudos que estavam realizando sobre o Município, concentração da maioria dos alunos, vontade de fazer rápido e correto para atingir o 100% no final, entusiasmo e companheirismo.
Os pontos negativos foram poucos: erros ortográficos nas respostas foi o que observei na metade da turma, sabiam as respostas oralmente, mas, erravam na escrita. Auxiliei dois alunos que estão em fase de alfabetização e tiveram dificuldades na leitura e escrita.
No final da atividade todos tinham respondido corretamente a cruzadinha.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Programa de Formação continuada Mídias na Educação. Disponível Disciplina Multimídia Educativa – Ferramentas de Autoria em. Acesso em: 30 setem, 2011.
VALENTE, A.J. Diferentes usos do Computador na Educação. Disponível em: http://www.proinfo.mec.gov.br/upload/biblioteca/187.pdf . Acesso em 30 setem,2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário