sábado, 15 de outubro de 2011

CRUZADINHA: CONHECENDO MEU MUNICÍPIO

CRUZADINHA: CONHECENDO MEU MUNICÍPIO
INTRODUÇÃO:
Após a observação dos exercícios interativos do HOT POTATOES optei por escolher a Cruzadinha para realizar com os alunos do 3ºano das Séries Iniciais, por ser uma atividade bem conhecida, que os mesmos têm o hábito de realizar no caderno ou em folhas. A realização desta tarefa no computador proporcionará curiosidade e aprendizagem nos alunos. O tema escolhido foi referente aos cinquênta anos do nosso Município, tema este que está sendo estudado pelos alunos através de um projeto elaborado pela professora atual que está me substituindo.


DESCRIÇÃO DA PRÁTICA
A atividade foi realizada com os alunos de oito e nove anos do 3º ano das séries inicias. A turma era composta de quinze alunos, a maioria alfabetizados.
Conversei com os alunos que iríamos fazer uma cruzadinha sobre o nosso Município no computador. Expliquei a eles que deveriam ler e responder as oito perguntas, iniciando por clicar no número que estava na cruzadinha, então apareceria um retângulo para colocarem a resposta. Clicariam no enter e observariam se a resposta (palavra) completaria todos os quadradinhos daquele número, se sobrassem ou faltassem quadradinhos é porque a resposta estaria incorreta.
Iniciaram as atividades fazendo várias perguntas, principalmente de ortografia sobre as respostas. Os alunos que erravam, voltavam e corrigiam suas respostas. Fizeram a cruzadinha com atenção e diversão sendo companheiros e ajudando os colegas que precisavam de ajuda na leitura e escrita.

ANÁLISE DOS RESULTADOS
A atividade com a cruzadinha foi realizada com entusiasmo, curiosidade, aprendizagem e sucesso pelos alunos.
Os pontos positivos foram vários: fácil compreensão da atividade, respostas corretas conforme os estudos que estavam realizando sobre o Município, concentração da maioria dos alunos, vontade de fazer rápido e correto para atingir o 100% no final, entusiasmo e companheirismo.
Os pontos negativos foram poucos: erros ortográficos nas respostas foi o que observei na metade da turma, sabiam as respostas oralmente, mas, erravam na escrita. Auxiliei dois alunos que estão em fase de alfabetização e tiveram dificuldades na leitura e escrita.
No final da atividade todos tinham respondido corretamente a cruzadinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário