quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Minha caminhada na Educação memorial

MARIA ALVINA IUNG DA SILVA
Iniciei minha caminhada na educação em abril de 1992 lecionando para o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série com a disciplina de Língua Portuguesa na EEB Silva Jardim, em agosto deste mesmo ano fui convidada a iniciar os trabalhos pelo Município de Alfredo Wagner na Escola Isolada Rio Lessa, multisseriada. Neste ano foi tudo um desafio, tinha terminado o Magistério no ano anterior e conhecia pouco sobre a realidade do cotidiano de uma professora, mas, com muito empenho e coragem finalizei aquele ano com sucesso tendo a certeza que continuaria nesta caminhada pela educação.
Em 1993 fui lecionar na escola da Vila Catuíra com duas turmas e também na EEB Silva Jardim com o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Geografia, depois Ciências e Artes nos anos posteriores. Este ano, foi muito difícil, saía meio dia de casa e voltava ás seis e meia, levava junto minha filha de dois anos para a Educação Infantil , que tinha junto a escola.
De 1994 até 1998 lecionei na Escola Isolada Rio Adaga onde tenho ótimas lembranças destes anos, o convívio com os alunos, pais e comunidade foi sempre de grande amizade, até hoje quando encontro com as pessoas desta comunidade sinto saudades. Também dei aulas para uma turma de alfabetização por alguns meses.
Em 1998 iniciei minha faculdade de Pedagogia e Educação Especial no Município de Ituporanga, todas as sextas, sábados e férias. Quatro anos e meio de estudos e viagens, foi difícil mas consegui me formar. Em 2002 finalizei o curso de Graduação e também a Pós- Graduação em Psicopedagogia.
Lecionei no ano de 1999 na Educação Infantil “Angela Amin” e então fui para a Escola Reunida Balcino Matias Wagner, onde trabalhei de 2000 a 2003, em 2004 fui cedida para trabalhar na Escola Especial Esperança - APAE de Alfredo Wagner . Voltei para E. R. Balcino M. Wagner e fiquei de 2005 até início de 2009. Foram anos muito felizes com uma equipe de colegas e amigas que guardarei pra sempre na memória. Em 2009 reduzi minha carga horária temporariamente para dez horas para lecionar no período noturno no CEJA com alfabetização, onde estou trabalhando até hoje.
Também em 2003 me efetivei no Estado na sala Especial SAEDE(Serviço De Atendimento Especial Especializado) alterando carga horária no ano de 2009 para trabalhar com as séries iniciais.
Estou hoje com 38 anos, quase dezenove anos exercendo esta profissão que me traz alegrias, mas, também muitas preocupações e frustrações.
Eu sou guerreira, trabalho bastante, luto sempre em busca do melhor para a educação e para minha família. Sou hoje professora, quarenta horas efetivas na EEB Silva Jardim , lecionando na Educação Especial e Séries Iniciais, e na Rede Municipal dez horas com alfabetização de adultos e alunos especiais no Centro de Atendimento de Jovens e Adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário