quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Projeto Rádio na Escola - Nas ondas do Silva Jardim

Projeto Rádio na Escola - Nas ondas do Silva Jardim
Escola de Educação Básica Silva Jardim.
Alfredo Wagner, Fevereiro de 2010.
Professora: Maria Alvina Iung da Silva




1. Identificação: “Projeto: O Rádio na Escola” - Nas ondas do Silva Jardim

2. Objetivos:
• Despertar nos alunos a motivação para a criação da rádio;
• Promover a interação dos alunos num projeto semanal envolvendo todas as séries;
• Organizar nos horários dos intervalos a programação e alunos para serem os locutores;
• Melhorar a comunicação estimulando a criatividade dos alunos;
• Explorar os diferentes talentos;
• Desenvolver habilidades de expressão e comunicação, além do uso adequado da entonação de voz;
• Discutir assuntos como: temas transversais (sexualidade, direitos e deveres, cidadania, violência, meio ambiente e outros);

3. Justificativa:

A importância do contato pessoal dentro da escola é de suma importância na aprendizagem e educação dos alunos. O uso da tecnologia como microfone e caixas de som ajudariam muito a despertar talentos e estimular a leitura e oralidade. Esses equipamentos tecnológicos disponíveis na escola podem ser utilizados não apenas para facilitar a divulgação de recados e informativos, como também, para fazer um momento cultural a cada recreio.
Nossa escola pertence a uma cidade de poucos habitantes, onde nem todos tem acesso as tecnologias, nem mesmo ao rádio, sendo importante para o aluno e seus familiares fazerem parte de momentos culturais, informativos e de lazer, dentro da própria escola.
Este projeto promoverá conhecimentos, cultura e a participação dos alunos, professores e pais pretendendo assim através dele atingir toda a comunidade escolar.

4. Equipe de trabalho:

A equipe de trabalho será composta de professores, ATP assistente técnico pedagógica, alunos do grêmio estudantil e alunos das séries de acordo com a organização semanal. A professora Maria Alvina será responsável por organizar o roteiro (elaboração do material) e por convidar as pessoas que participarão a cada dia, juntamente com alunos do grêmio e das séries responsáveis naquela semana, a professora Carol organizará o som.semanal. A cada semana uma equipe de trabalho ficará responsável pela organização da transmissão.
5. Plano:

A equipe de trabalho irá se reunir para organizar a programação da semana seguinte, dividir as tarefas...
Primeiros Procedimentos:
• Organizar reunião com professores e direção para expor o projeto e solicitar ajuda de todos.
• Levantamento dos materiais necessários para montagem da rádio.
• Fazer uma pesquisa para saber quais são os alunos mais interessados para dar início ao projeto.
• Planejamento dos horários dos intervalos, na qual a rádio estará funcionamento.
• Organização da Programação da Rádio (noticiários, musicais, humorísticos, educativos,)
• Primeira semana: Músicas de carnaval(marchinhas e músicas populares de carnaval), informações sobre o projeto da rádio na escola, cuidados no carnaval( bebida, drogas e prevenção)
• Segunda semana: Músicas, aniversariantes, notícias da escola, humor para assim atrair os alunos e desperté-los para ouvir e participar da rádio na escola, ...
• As outras serão organizadas de acordo com pesquisas feitas para saberem o que mais atrai o público.
Será organizado uma escala das turmas para apresentar o material que será divulgado conforme o seguinte esquema (15 minutos do intervalo):
Modelo de roteiro:
_ Música abertura (2m) Marchinhas
_ Apresentação da rádio aos alunos (2m)
_ Texto: O carnaval está chegando...( pequeno texto sobre o carnaval) ( 2m)
_ Música atual de carnaval (2m) (Ivete - Pererê)
_ Cuidados que devemos ter no carnaval( bebidas, drogas e prevenção) (3m)
_ despedida e agradecimentos aos ouvintes (1m.)
_ Música final (3m) Cabeleira do Zezé

Haverá uma caixa de sugestões (modelo urna) que passará pelos ambientes escolares durante toda a semana e que será aberta somente no horário das reuniões da equipe do grupo de trabalho.

Organização do material para poder montar a rádio na escola:
1. Microsystem: com CD player, rádio, toca-fitas e entrada para microfone.
2. Caixa acústica: sistema de alto-falantes instalado perto ao refeitório.
3. Microfone: utilizado para captar a voz do responsável pela locução;

6. Avaliação:

Acontecerá semanalmente, na reunião da equipe de trabalho, no qual verificar-se-á se os objetivos foram alcançados, se o grupo de trabalho está trabalhando em equipe, quais as sugestões verificadas, o que deve ser mantido e o que pode ser feito para melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário