segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A televisão e o vídeo na escola

A experiência com a televisão e o vídeo faz parte do cotidiano de professores e alunos. A escola, como lugar onde se busca conhecimentos e também se desenvolve a competência para produzi-los, tem motivos mais que suficientes para tratar essa experiência criticamente, enriquecendo seu próprio fazer pedagógico.
A escola atual tem tido a oportunidade de utilizar as várias áreas do conhecimento e das novas tecnologias de informação e comunicação, em que se destacam a televisão e o vídeo na sala de aula. É nesse contexto, que a escola, especificamente, a sala de aula, está envolvida. Num contexto de mudanças, a TV foi introduzida na educação. O objetivo de aproveitar estes recursos da TV e dos vídeos nas aulas é o de proporcionar uma pluralidade cultural e variedade de interpretações na construção do conhecimento.
O vídeo e a televisão estão estreitamente ligados, pela própria natureza desses meios de comunicação. E a televisão é ainda considerada o mais popular meio de comunicação social. Vídeo e televisão contam com diferentes possibilidades de uso. O vídeo muitas vezes ajuda a mostrar o que se fala em aula, a compor cenários desconhecidos dos alunos.
O vídeo está ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula. Objetivando um sentido pedagógico, com o uso dos programas da televisão corrente e dos vídeos educativos, para que a educação de fato atinja o objetivo de formar cidadãos críticos e autônomos nas leituras que fazem do mundo e da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário